Grupanálise
Grupanálise e Psicoterapia de Grupo
A Grupanálise e a Psicoterapia Analítica de Grupo ajudam adultos, jovens adultos, adolescentes e crianças que experimentam dificuldades no seu viver.
Através deste processo podem desenvolver e construir novas formas e novos modelos para lidarem com as suas dificuldades e problemas na vida.
O dispositivo terapêutico de grupo permite a cada membro, de acordo com as suas necessidades e problemáticas específicas, a possibilidade de crescimento emocional, e o desprendimento das dificuldades que limitam a experiência individual, criando novos recursos pessoais para lidar com as dificuldades do viver de cada um.
Consultas
As consultas têm a duração de 1.20h e podem ter uma frequência de uma ou duas vezes por semana.
Um grupo psicoterapêutico poderá conter entre 4 a 6 pessoas.
Com quem trabalho
- Adultos
- Jovens Adultos
- Adolescentes
O ambiente dos espaços de consulta é cuidado de forma a manter as condições necessárias de conforto e de sigilo que muitas pessoas procuram.
Questões frequentes acerca da Psicoterapia de Grupo e Grupanálise
Recebo frequentemente pedidos de esclarecimento acerca desta abordagem terapêutica. É natural, porque embora a psicoterapia de grupo seja bastante praticada nos dias de hoje, e em Portugal desde os anos 50, muitas vezes as ideias generalizadas que se tem são enviesadas pelo cliché comum dos filmes, etc.
Decidi criar um espaço abaixo com resposta a algumas perguntas frequentes que me colocam. Estas não pretendem ser respostas exaustivas, por isso encontro-me disponível para esclarecimentos, podendo para isso contactar-me.
Não!
Pratico psicoterapia individual e psicoterapia de grupo.
A proposta de psicoterapia de grupo é sempre discutida previamente consigo, caso tenha motivação para a realizar e tenha indicação para poder beneficiar desta abordagem.
O meu foco é face a si e ao seu pedido ou motivo de consulta e não face a um tipo de modelo ou abordagem terapêutica.
Esta é uma questão que é frequentemente colocada. A psicoterapia de grupo já tem várias décadas de aplicação.
Estudos realizados ao longo das últimas décadas e mais recentemente apontam para que a psicoterapia de grupo é igualmente eficaz relativamente à psicoterapia individual.
No entanto, o foco nunca é no tipo de abordagem mas qual a forma melhor para conseguir trabalhar nas dificuldades que o/a levam a procurar psicoterapia ou apoio psicológico.
Qualquer membro de um grupo terapêutico antes de entrar num grupo passa previamente por um período de psicoterapia individual que é variável no tempo.
- Ninguém entra num grupo sem estar de acordo com a sua entrada
- Ninguém entra num grupo sem primeiro serem discutidas questões de motivação, interesse, disponibilidade, indicações para psicoterapia de grupo e benefícios que possa alcançar através desta modalidade tendo sempre em conta a sua situação específica e motivo ou pedido de consulta
Os problemas ou dificuldades que têm indicações para a psicoterapia de grupo são no geral os mesmos que os da psicoterapia individual.
Poderá ver na secção Psicoterapia algumas problemáticas com que trabalho.