Actualidade – Consultas Online
Juntos encontramos soluções para os problemas.
A recente crise pandémica obrigou-nos a todos a parar, ficar em casa ou a limitar as nossas rotinas e hábitos e a adoptar vários comportamentos, esforços e boas práticas ao nível da higiene e do distanciamento social.
Alguns, mantêm-se a trabalhar, o que exige ainda mais cuidados, mas também activa mais receios, medos, incertezas, stress, ansiedade, entre outros sentimentos.
Estes são tempos difíceis e exigentes, pelas medidas necessárias a adoptar, e que em muitos casos podem despoletar emoções negativas, motivadas pelo retirar de toda a actividade social e rotinas, levando a que possam ser vividos sentimentos de medo, desesperança, pânico, tristeza, entre outros.
Estes sentimentos, quando experienciados e repetidos de forma prolongada no tempo têm impacto ao nível psicológico e ao nível biológico com efeitos negativos no bem estar e saúde psicológica.
O acompanhamento psicológico e a psicoterapia online reduzem os sentimentos de isolamento
Embora possa por vezes parecer contraintuitivo, em oposição à experiência do encontro pessoal com o psicólogo ou psicoterapeuta, havendo até a ideia de que o contacto autêntico e significativo fica afectado através do uso da tecnologia. De facto os meios de consulta à distância apresentam muitos pontos positivos mas também têm as suas limitações.
No entanto, a evidência científica vai dando conta que no plano psicológico e neurobiológico, o facto de se estar em relação, mesmo através de um ecrã, activa os sistemas internos relacionais, o que aumenta os sentimentos de ligação e reduz sentimentos de isolamento, ansiedade, tristeza, depressão e sofrimento em geral.
Na minha prática, tenho utilizado com os que me procuram a modalidade online quando, por motivos pessoais ou profissionais, existem impedimentos fortes para que se possam realizar consultas presencialmente.
Tenho igualmente comprovado que, embora diferente, a consulta online não apresenta diferenças significativas relativamente à consulta presencial, pelo que demonstra ser não só uma alternativa viável mas também uma modalidade válida de realização de psicoterapia ou consultas de psicologia.
Actualmente, nesta situação excepcional derivado ao COVID-19, encontramo-nos impedidos de realizar consultas presenciais, pelo que a utilização de meios de comunicação à distância apresenta-se como a solução viável para que possa manter os seus cuidados ao nível da saúde psicológica e do bem bem estar geral.
O que pode beneficiar ao realizar um acompanhamento online
- Um espaço confidencial para poder falar e elaborar sobre as dificuldades que está a experienciar
- Redução nos sentimentos de isolamento que causam mal estar psicológico
- Desenvolvimento de estratégias que ajudam a lidar com os problemas com que está a lidar
- Desenvolvimento de estratégias de regulação emocional
- Desenvolvimento de estratégias de resolução de conflitos relacionais
- Desenvolvimento de estratégias de adaptação a novas rotinas, ao equilíbrio trabalho – família
- Alívio da ansiedade, tristeza, medo, ou outras emoções que surgem da alteração rápida das rotinas sociais, do trabalho e do afastamento de familiares e amigos
Modalidades
- Breve: Intervenções mais breves e focadas em situações específicas que pretenda reajustar, adaptar ou alterar
- Continuidade: Se procurava antes desta situação actual de pandemia iniciar um processo psicoterapêutico, por motivos de dificuldades antigas ou presentes que limitam a sua experiência consigo próprio e com os outros, no trabalho ou em outras áreas da sua vida.